segunda-feira, 28 de maio de 2012

Vou chegando...


Eu insisto em chegar, mas não sei por que ainda faço isso. Chegar é uma coisa meio absurda. Por que acaba que, sempre que a gente chega, o que acaba acontecendo é a gente olhar pra trás, pro caminho que percorreu... vai entender isso! O caminhar é a ilusão que a gente vai chegar, mas a gente não chega. A gente pára de caminhar, num dado momento, e pensa que chegou.”

Toda vez que a gente troca de lugar, experimenta um sabor agradável de chegada.”

"Comigo, o negócio é chegar (de preferência, sem precisar caminhar)... insisto sempre em chegar (onde? não sei...) mas vou chegando..."

"Pra mim, terminar alguma coisa é quando está chegando a hora de eu desistir, e parar de fazer."

Experimenta pular de pé numa piscina. Faz as duas experiências: numa delas, você começa a dar braçadas, no meio da queda livre, e tenta voltar; na outra, você continua caindo, até seus pés tocarem o fundo, e tomar impulso pra voltar. Vê qual é o mais rápido, e que vai perder menos energia, ou então nada contra a maré na praia. Eu não sei se chego ao fundo. Eu chego até onde a gravidade me leva. Só depois que ela se retira é que eu posso voltar. Não posso lutar contra a força dela, senão estarei perdendo as minhas. A dor faz parte da gente. Não posso deixá-la, lá no fundo. Tenho que ir lá pegá-la, senão ela se afoga. Qualquer perda de energia, no meio disso, será antinatural e me deixará mais vulnerável ainda. Eu tomo cuidado pra não ficar no fundo. Chegando lá, eu, com certeza, volto. Mas tentar voltar antes é perda de energia, e não terá valido a pena a descida.”

"A velhice chega, quando a pessoa começa a projetar seus desejos para depois da morte."

As respostas chegam sempre antes das perguntas. E, quando as perguntas chegam, muitas respostas já foram embora.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário