sábado, 17 de maio de 2014

Na ladeira do tempo

"Sabe quando você está no carro, na estrada, olha pra frente, e tem uma ladeira? Na verdade, você não percebe que está na ladeira. Só percebe a ladeira que está por vir, e a ladeira que passou. Da mesma forma se dá com o tempo: mesmo que acompanhemos a ladeira que vem pela frente, sem tirar os olhos, uma hora, ela some e aparece lá atrás. O que chamamos de presente, se chama tempo - não dá para segurar, nem medir, nem nada, pois, se a gente alcança, foge na mesma hora."

O primeiro serial killer que existiu, na face da terra, foi o tempo. Se a energia atômica não conseguiu destruir as baratas, em contrapartida, o tempo faz isso, sem pressa.”

Quando sobra tempo, falta pensamento.”

A intimidade com os prodígios do tempo nos empresta, cada vez mais, o dom da profetização... De alguma forma, o tempo é o caminho para o óbvio.”

A perda da memória, na velhice, pode ser uma forma de obrigar a pessoa a não mais viver do passado, e, sim, viver apenas o presente ... Mas não adianta, pois, se o velho não lembrar o passado, de qualquer jeito, vai inventar um passado... O passado existe, até mesmo quando nunca existiu.”

Só a rotina pode dominar um pouquinho o tempo... Mas só o tempo pode destruir a rotina.”

Uma vez que você conhece de fato o tempo, tudo, para onde você voltar o olhar, estará encharcado da sua ácida e solvente presença. Não dá mais para olhar um ser humano, sem ver o tempo; uma poesia, sem ver o tempo; uma música, sem ver o tempo; uma plantação, sem ver o tempo; um astro, sem ver o tempo; o mar, sem ver o tempo; a terra, sem ver o tempo; uma árvore, sem ver o tempo; uma nuvem, sem ver o tempo. Se lograsse existir a minha cegueira total, para todas as coisas, ainda assim, eu veria o tempo, e, quem sabe, depois da chegada de 'indesejada das gentes', ele se perpetue? Não dá para voltar o olhar para uma parede. sem ver o tempo.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário