segunda-feira, 30 de junho de 2014

Rugas do pensar

Das solidões: Solidão vivida é a ausência total de objetos a que direcionar os sentimentos. O exercício do pensamento é que individualiza o Homem. Quando não pensa, torna-se massa. Quando pensa, experimenta a solidão sentida.”

Eu penso que, de uma forma ou de outra, o ser humano sempre busca o poder sobre si e sobre as coisas. Até quando ele recusa o poder é uma maneira de tê-lo ainda mais forte. Só que às avessas.”

O susto do pensamento é um milagre.”

Quanto prazer sentimos na ‘amizade de varanda’, aquela em que se deita na rede, se joga no chão, e se fala tudo o que passa pela mente e pelo coração – daquelas conversas em que ‘o pensar’ é mero instrumento de organização do sentir...“

Um colar de pérolas que arrebenta! - Sou eu querendo paralisar e registrar as coisas que sinto e penso. Elas escorrem pelos meus dedos.”

Cá entre nós, acho que o sentir é o efeito do pensar, em nosso aparato emocional. Por outro lado, o pensar traduz o sentir. Não há sentir, se não houver pensar. Não há por que pensar, se não for para sentir. Ambos se constroem, se nutrem, se consomem, se destroem. Mas se mantem vivos um ao outro.”

Não precisa pensar tanto, pra pensar certo.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário