sexta-feira, 30 de maio de 2014

Por detrás do espelho...

Por detrás do espelho... ah, quanta coisa acontece, por detrás do espelho... muito mais coisas do que aquelas que acontecem por baixo dos panos, detrás das paredes, atrás de moitas, sob lençóis, e em conversas com a lua... por detrás do espelho, acontece a peça que se precipitou na coxia, e não chegou a existir no cenário... a peça que não soube esperar, e, sobretudo, a peça que não pode acontecer... aquela que sobrou, depois do crivo da censura... sim, e, quando abrem-se as cortinas, o que vier é lucro, pois o que sobrou, depois dos recortes do crivo, não faz mais sentido algum.”

sábado, 17 de maio de 2014

Na ladeira do tempo

"Sabe quando você está no carro, na estrada, olha pra frente, e tem uma ladeira? Na verdade, você não percebe que está na ladeira. Só percebe a ladeira que está por vir, e a ladeira que passou. Da mesma forma se dá com o tempo: mesmo que acompanhemos a ladeira que vem pela frente, sem tirar os olhos, uma hora, ela some e aparece lá atrás. O que chamamos de presente, se chama tempo - não dá para segurar, nem medir, nem nada, pois, se a gente alcança, foge na mesma hora."

O primeiro serial killer que existiu, na face da terra, foi o tempo. Se a energia atômica não conseguiu destruir as baratas, em contrapartida, o tempo faz isso, sem pressa.”

Quando sobra tempo, falta pensamento.”

A intimidade com os prodígios do tempo nos empresta, cada vez mais, o dom da profetização... De alguma forma, o tempo é o caminho para o óbvio.”

A perda da memória, na velhice, pode ser uma forma de obrigar a pessoa a não mais viver do passado, e, sim, viver apenas o presente ... Mas não adianta, pois, se o velho não lembrar o passado, de qualquer jeito, vai inventar um passado... O passado existe, até mesmo quando nunca existiu.”

Só a rotina pode dominar um pouquinho o tempo... Mas só o tempo pode destruir a rotina.”

Uma vez que você conhece de fato o tempo, tudo, para onde você voltar o olhar, estará encharcado da sua ácida e solvente presença. Não dá mais para olhar um ser humano, sem ver o tempo; uma poesia, sem ver o tempo; uma música, sem ver o tempo; uma plantação, sem ver o tempo; um astro, sem ver o tempo; o mar, sem ver o tempo; a terra, sem ver o tempo; uma árvore, sem ver o tempo; uma nuvem, sem ver o tempo. Se lograsse existir a minha cegueira total, para todas as coisas, ainda assim, eu veria o tempo, e, quem sabe, depois da chegada de 'indesejada das gentes', ele se perpetue? Não dá para voltar o olhar para uma parede. sem ver o tempo.”

domingo, 4 de maio de 2014

Meu canto

Quando eu canto, todo o resto para. Só não para o meu coração, por acaso, a emoção da música."

A gente tem que inventar a determinação, nas coisas que faz. Se dependesse de mim, eu morreria cantando, porque eu sou uma cigarra. Mas, no mundo da vida prática, preciso me proteger de mim mesma, e dessa minha forma de ser. Então, inventei em mim, aquilo que preciso para sobreviver nessa realidade, que só me tragaria: a determinação! E ela precisa, e só pode ser policiada por mim mesma, pois, por mim, ela é forjada. E, por não ser natural e espontânea, devo ser aplicada nessa tarefa.”

Se a alma tivesse orgasmo, o gemido seria o cantar.”

"Tem músicas que não basta ouvi-las, nem cantá-las. A gente precisa segurá-las. Apertá-las. Abraçá-las. Cheirá-las. Comê-las. E, ainda assim, não basta. Retê-las é o que a gente quer. Mas elas fogem."

Numa madrugada insone, percebi que, assim como cantar, preciso escrever. Mesmo que ninguém ouça, mesmo que ninguém leia...isso tudo me assustou demais."

Como toda e qualquer egoísta, na dor, eu, em vez de cantar compulsivamente, ou atuar compulsivamente, eu fui eu, compulsivamente. E, como em todo filme que eu atuo, ninguém me suporta, quando eu sou eu, quando a minha dor sai pela porta certa, tropeçando na bebedeira do cativeiro.”

Descobri que meu corpo canta também.”